O início das redes de alta velocidade



Vamos começar a falar sobre as redes de alta velocidade, começando por sua origem com o padrão Ethernet.


Se internet lenta não é a pior coisa da vida, com certeza está na lista das 3 piores. Quem nunca passou por isso?



Imagina se as grandes empresas ficassem a mercê dessa lentidão. Com certeza todo o processo de produção e comunicação seria atrasado em muitas instâncias. Por conta disso as redes de alta velocidade são de grande importância para tais conglomerados.
Antes de começar a falar sobre os padrões Fast Ethernet, Giga Ethernet e 10 Giga Ethernet é necessário explicar o padrão que deu origem a todos esses, o Ethernet.

Origem 

O prelúdio dessa tecnologia teve início no Hawaii quando o pesquisador Norman Abramson e seus colegas tentavam conectar pessoas localizadas em ilhas distantes a central computacional em Honolulu. A solução encontrada por eles foi utilizar um rádio de curta distância que transmitia um pacote de dados para o computador central quando o usuário queria conectar-se através de um canal (chamado de ascendente, pois o pacote fazia o caminho de ida para o computador central) e caso não houvesse outra transmissão ele confirmava a chegada do pacote em um segundo canal (chamado descendente, pois o pacote fazia o caminho de volta do computador central). O sistema ficou conhecido como ALOHANET, porém não funcionava de boa maneira sobre um tráfego pesado de dados.

O ALOHANET foi aprimorado por um estudante chamado Robert Metcalfe, quando esse assumiu a responsabilidade de conectar as máquinas que estavam isoladas no Xerox PARC (Palo Alto Research Center). Essa conexão entre as máquinas tinha como objetivo fazer com que os funcionários pudessem compartilhar as novas impressoras a laser que tinham sido desenvolvidas recentemente. Deste modo Metcalfe e seu amigo David Boggs criaram a primeira rede local, o sistema que mais tarde seria chamado de Ethernet.


Funcionamento de transmissão

O funcionamento de transmissão do Ethernet pode ser:

* Simplex: Somente um dispositivo transmite, ou seja, é uma transmissão unilateralmente;

* Half-Duplex ou Semi-Duplex: Cada estação transmite ou recebe informações, ou seja, não acontece de forma simultânea;

* Full-duplex: Os dispositivos transmitem e/ou recebem, podendo ocorrer de forma simultânea, o que contribui para o desempenho da rede.



Figura 1 - Esquema de Transmissão Ethernet. Fonte: http://i12eletrica.blogspot.com/2012/10/transmissao-de-dados-em-rede-serial.html



Protocolo CSMA/D

Esse método busca assegurar que apenas um nó da rede esteja transmitindo no cabo de rede, de cada vez, com o objetivo de evitar que transmissões ocorram simultaneamente. Ele pode ser dividido em:

- CS (Carrier Sense): Atributo que identifica se está ocorrendo uma transmissão;

- MA (Multiple Access): Assegura a capacidade de que vários nós disputem pela utilização do cabo de rede;

- CD (Collision Detection): Assume a responsabilidade em identificar possíveis choque ou colisões na rede.


Curiosidades:

Inicialmente usava-se um cabo coaxial em topologia de barramento para conectar os dispositivos.


Figura 2 - Topologia de barramento. Fonte:http://www.bosontreinamentos.com.br/redes-computadores/topologias-de-redes-curso-de-redes-de-computadores/





Figura 3 - Rascunho da primeira rede Ethernet. Fonte: http://www.ead.ufrpe.br/acervo-digital-eadtec/node/780



Referências:

TudoTech. A origem... do TudoTech. Disponível em: < https://tudotechti.wordpress.com/tag/arpanet/ > Acesso em 11 de maio de 2019. 

Miguel, Pedro. Engenharia de Tráfego de Redes Ethernet baseadas em PBB-TE. Disponível em: < http://mesonpi.cat.cbpf.br/naj/ethernet.pdf > Acesso 11 de maio de 2019.

Zanella, Beethovem; Alves Jr., Nilton. Evolução do Padrão Ethernet. Disponível em: < http://mesonpi.cat.cbpf.br/naj/ethernet.pdf > Acesso em 11 de maio de 2019.


Comentários

  1. Boa Tarde! Parabéns pela publicação, sei que ainda irá fazer mais publicações sobre o assunto, mas queria saber se o tipo de velocidade Ethernet, tornou-se totalmente obsoleto, ou ainda tem algum tipo de rede ou algo do tipo, que seja melhor utilizar cabos do tipo Ethernet já que são mais baratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Marcelo, interessante sua pergunta. O padrão Ethernet evoluiu ao longo dos anos e seus sucessores ainda utilizam as características básicas desse padrão. No âmbito da velocidade, as placas de 10 megabits acabaram saindo de uso a algum tempo sendo substituídas por placas que suportam 100 e 1000 megabits, apesar das novas placas suportarem o antigo padrão, a necessidade por mais velocidade faz com que as empresas sempre optem pelo padrão mais rápido e com um bom custo benefício, por exemplo o Fast Ethernet. Mas acredito que esse padrão ainda possa ser encontrado em algumas redes mais antigas de escritórios ou pequenas empresas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas