ATM VS Gigabit Ethernet
O ATM faz a Comutação de células e o Gigabit Ethernet realizada a comutação de pacotes. O Gigabit Ethernet é a tecnologia a ser utilizada em ambientes cuja circulação na rede é em maior parte de dados. Por outro lado, o ATM é principalmente apropriado para instalações de domínios de aplicação como transferências de imagens de alta definição ou videoconferência, por exemplo.
Outro importante a grande diferença é o preço. A implementação do Gigabit é significativamente mais barata que a do ATM, portanto a utilização do ATM, muitas vezes fica limitado a empresas com um alto faturamento.
Outra diferença é a quantidade de profissionais treinados para operar as respectivas redes, já que como o Gigabit Ethernet vêm do padrão Ethernet, ele conta com uma sólida base de pessoas treinadas nos padrões anteriores, diferentemente do ATM. A medida que os preços de implementação do ATM começarem a se tornar competitivos com o Gigabit, os dois padrões poderão coexistir e se complementar, podendo serem utilizados em conjunto para otimizar custos e desempenho da rede.
REFERÊNCIAS:
https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialatm/pagina_1.asp
https://www.cin.ufpe.br/~flash/ais98/atm/gigabit_atm.htm
http://www.dem.inpe.br/~ijar/RedesAltaVelocidade.htm
https://ria.ua.pt/bitstream/10773/2139/1/2010001105.pdf
Comentários
Postar um comentário