O que vem depois do Gigabit Ethernet?



Em uma das postagens anteriores falamos sobre o Gigabit Ethernet, um padrão com alta capacidade de velocidade. Mas, e depois do Gigabit, o que vem? Nesse post falaremos um pouco sobre os novos padrões Ethernet de alta velocidade.


A título de curiosidade, os padrões que serão trabalhados nessa postagem são fortemente baseados no Gigabit Ethernet, logo, apresentam como principal diferença o aumento da velocidade.

Com a inovação tecnológica, surgiu o interesse de desenvolver novamente um padrão com mais capacidade de velocidade, assim então, foi criado o Padrão 10Gigabit. Tal padrão tem capacidade de transmitir informações numa velocidade de 10 Gigabit por segundo e sua utilização pode ser em longa ou curta distância.

O 40Gigabit é principalmente destinado a conexão de servidores locais. Os desenvolvedores desse modelo conseguiram manter a compatibilidade com o padrão Ethernet, evitando problemas de inconsistência na utilização da rede.

Por último, um dos mais recentes modelos, o 100Gigabit Ethernet. Esse padrão por ser mais robusto no âmbito da velocidade é empregado em backbones e redes de longa distância. Assim como os padrões anteriores o 100Gigabit manteve a compatibilidade com as interfaces Ethernet já existem.

Aqui está um gráfico que mostra um pouco sobre a evolução da velocidade dos padrões Ethernet ao longo dos anos:




REFERÊNCIAS:
https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialatm/pagina_1.asp
https://www.cin.ufpe.br/~flash/ais98/atm/gigabit_atm.htm
http://www.dem.inpe.br/~ijar/RedesAltaVelocidade.htm
https://ria.ua.pt/bitstream/10773/2139/1/2010001105.pdf
https://www.techopedia.com/definition/29596/40-gigabit-ethernet-40gbe




Comentários

Postagens mais visitadas