Gigabit Ethernet
Hoje vamos falar sobre o Gigabit Ethernet, um padrão com velocidade 10 vezes superior ao Fast Ethernet.
O Gigabit Ethernet surgiu para oferecer uma solução para o congestionamento de backbones e para atender às demandas cada vez maiores das aplicações (multimídia, videoconferência, etc.) e como ele é uma tecnologia familiar e compatível com o padrão Ethernet – ele trouxe grandes benefícios como economia com treinamento de profissionais e a proteção do investimento já feito.
A principal inovação que esse padrão trouxe foi a velocidade de 1000 megabits ou 1Gbps.
Atualmente também existe padrões como o 10Gigabit, 40Gigabit e até 100Gigabit, porém todos esses padrões são diretamente baseados no padrão Gigabit original e a principal inovação que eles trazem é o aumento da velocidade.
O Gigabit trouxe consigo uma ferramenta chamada flow control. O flow control envia um quadro chamado Pause Frame quando a estação fica congestionada pelo grande número de dados. O Pause Frame define uma pausa no envio dos dados por um certo tempo específico, quando essa pausa chega ao final a estação reinicia o processo de envio.
Só para esclarecer, uma backbone é a rede principal pela qual passam todos os dados da Internet. É como se fosse a espinha dorsal da internet, como o próprio nome já diz. Essa é uma backbone no Brasil:
As topologias suportadas por esse padrão são:
- Barramento: utilizando cabo coaxial fino;
- Estrela: utilizando cabos de par trançado sem blindagem;
- Árvore: combinação do barramento com a estrela.
REFERÊNCIAS:
https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialatm/pagina_1.asp
https://www.cin.ufpe.br/~flash/ais98/atm/gigabit_atm.htm
http://www.dem.inpe.br/~ijar/RedesAltaVelocidade.htm
https://ria.ua.pt/bitstream/10773/2139/1/2010001105.pdf
https://www.rnp.br/servicos/conectividade/rede-ipe
Comentários
Postar um comentário